BLOG

5 passos para tirar visto de estudante americano

Com a reabertura das fronteiras, a procura pelo visto americano de estudante cresceu cerca de 30%. Muitos estudantes já estão dando início para o processo de solicitação, para garantirem a entrada nos Estados Unidos.

Compartilhe

Com a reabertura das fronteiras, a procura pelo visto americano de estudante cresceu cerca de 30%. Muitos estudantes já estão dando início para o processo de solicitação, para garantirem a entrada nos Estados Unidos.

E se você também vai ou deseja estudar no Exterior nos próximos meses, é importante começar o quanto antes o seu processo, pois, por conta do tempo que as entrevistas ficaram suspensas devido à pandemia, a demanda de solicitações está altíssima.

Por conta do acúmulo de solicitações de visto dos dois últimos anos, a maioria das entrevistas de agendamento estão com atrasos.

Por isso, para te ajudar, nós separamos algumas dicas e informações essenciais para você conseguir tirar esse documento tão importante.

Passo a passo para tirar o visto de estudante americano

O visto de estudante americano, assim como outras modalidades desse documento, pode ser solicitado diretamente no site do Consulado americano. Para te ajudar, nós criamos um rápido passo a passo. Confira abaixo!

1- Ingressar em uma instituição de ensino nos Estados Unidos
Um erro muito comum, entre quem está planejando estudar no exterior é pensar que é possível ir para outro país com o visto de estudante, sem efetivamente já ter uma matrícula. É comum as pessoas pensarem ser possível viajar, e só então cuidar dessa questão.

Na verdade, obrigatoriamente você precisa comprovar que está matriculado em uma escola, mestrado, universidade, curso de idiomas, high school ou algum outro curso específico que se enquadre no visto.

Somente tendo em mãos o comprovante da matrícula é que será possível solicitar o visto.

2- Solicitar o I-20 e preencher o DS-160
O segundo passo para conseguir o visto americano de estudante é solicitar o I-20.

Ele deve ser emitido pela instituição de ensino onde você irá estudar durante a estadia nos Estados Unidos.

Importante, antes de finalizar a etapa, sempre verifique se todas as informações ali estão corretas. Isso porque, qualquer erro ou divergência de dados pode inviabilizar a solicitação do visto.

Outro detalhe que você não deve esquecer é de anotar o número do SEVIS, que é emitido pela instituição de ensino.

O segundo formulário que precisa ser preenchido é o DS-160. Ele pode ser preenchido através desse link.

Inclusive, um dos campos a ser preenchido é justamente o número do SEVIS. Por isso da importância de anotá-lo! Além disso, também serão solicitadas outras informações, como, por exemplo, o nome da instituição de ensino onde você irá estudar.

Uma vez que você tenha preenchido esse formulário, será necessário pagar a taxa de solicitação que custa $160. Depois de você pagar essa taxa, não esqueça de imprimir o comprovante de pagamento e a conformação de preenchimento do formulário. Esses dois comprovantes serão apresentados lá na etapa da entrevista.

3- Preencher o formulário I-901 e pagar a taxa SEVIS
Após preencher os dois formulários acima você precisará, também, preencher o I-901, que está disponível neste link. Juntamente com ele será necessário pagar a taxa SEVIS.

Importante: esse documento deve ser preenchido ao menos 3 dias antes da entrevista e o recibo de pagamento deve ser levado até o Consulado.

Contudo, nós recomendamos que você não deixe para cima da hora. Caso ocorra algum imprevisto, como erro do Banco, você não conseguirá dar continuidade ao processo de solicitação.

4- Agendar os atendimentos
Agora que você finalmente preencheu todos os formulários necessários, e também pagou as taxas exigidas, é hora de agendar os atendimentos no CASV e Consulado. Ambos podem ser feitos diretamente por esse link.

5- Comparecer ao atendimento com toda a documentação
A última etapa é comparecer no CASV e Consulado no dia e hora que você agendou, com todos os documentos solicitados no momento do agendamento.

 

Caso você tenha quaisquer dúvidas sobre a documentação necessária, você pode entrar em contato diretamente com o consulado através do site!

Quais são os documentos necessários para tirar visto de estudante americano?
Na hora de fazer a entrevista, não se esqueça de levar todos os documentos solicitados no momento do agendamento. São eles:

Um comprovante de renda original;
Um comprovante de matrícula na instituição de ensino onde você irá estudar no exterior;
Uma foto atualizada no formato 5×5;
Os formulários I-20 e DS-160;
Comprovante de pagamento das taxas para emissão do visto;
Comprovante de pagamento da taxa SEVIS.
Esses são os principais documentos a serem apresentados. Lembrando que você também precisa comprovar que terá condições de se sustentar fora do Brasil.

Por que contar com uma empresa na hora de tirar o visto de estudante americano?
Como você viu acima, tirar o visto de estudante para os Estados Unidos, é um processo burocrático. Ele envolve não apenas o preenchimento de formulários, mas, também, agendamentos de atendimento e até mesmo o pagamento de taxas.

E qualquer erro em um desses processos pode inviabilizar a emissão desse documento fundamental para quem vai estudar no exterior. Por isso, se você não quer ter dores de cabeça nem correr o risco de acabar ficando sem o visto, o ideal é contratar uma empresa especializada nesse tipo de assessoria.

Com ela, você terá todo o suporte necessário durante esse processo, e ainda poderá tirar suas dúvidas. O melhor de tudo é que você não terá que reorganizar toda a sua rotina apenas para conseguir esse documento.

A Faustino Vistos oferece tudo o que você precisa para garantir sua entrada como estudante nos Estados Unidos. Auxiliamos tanto na solicitação do visto americano, como, também, na emissão do passaporte e autorização de viagem.

×