BLOG

DS 160: Como preencher o formulário da forma correta

Para colocar os pés no país do Tio Sam você tem que ter o visto americano, isso é um fato. O formulário DS 160 é o primeiro passo no processo de solicitação de visto. Por isso, você precisa ter muito cuidado e atenção na hora de preencher esse documento.

Compartilhe

Para colocar os pés no país do Tio Sam você tem que ter o visto americano, isso é um fato. O formulário DS 160 é o primeiro passo no processo de solicitação de visto. Por isso, você precisa ter muito cuidado e atenção na hora de preencher esse documento.

A tarefa requer um certo planejamento, afinal, são inúmeras páginas que pedem informações que envolvem datas, endereços e diversos registros. A fim de facilitar para você, nós criamos este artigo que mostra como preencher as principais páginas do documento. Confira!

O que é o formulário DS 160?
Esse é um dos documentos fundamentais na solicitação do visto americano, já que é a partir dele que você dará início ao processo e fornecerá todas as informações necessárias ao Consulado Americano.

O preenchimento DS 160 é online e deve ser feito diretamente no site do Departamento de Estado. O formulário é todo em inglês e as respostas também devem ser fornecidas nessa língua. Há um tempo limite de permanência, por isso, é preciso salvar cada uma das páginas concluídas, caso seja necessário retomar a atividade. O consulado disponibiliza um arquivo em PDF para você se familiarizar antes de começar.

Quais as informações necessárias para o DS 160?
As informações podem variar de acordo com a categoria do visto — estudante ou turista, por exemplo — e do tipo de viagem, mas, basicamente você deve ter em mãos:

passaporte válido e o que conste o visto antigo, no caso de renovação;
informações sobre a viagem, como data, local de hospedagem e duração da viagem;
data das últimas 5 viagens aos EUA;
Histórico de viagens internacionais dos últimos cinco anos;
registros sobre onde estudou e seu histórico de trabalho.
Como preencher corretamente o documento?
Para ajudar você, nós preparamos um passo a passo de como preencher as informações do DS 160 conforme as principais páginas. Confira abaixo.

1. Apply for a nonimmigrant visa — solicitação de visto para não imigrante
Na opção Select a location where you will be applying for this visa escolha o local onde você vai solicitar o seu visto selecionando Brazil e a cidade de seu interesse. Finalize preenchendo o código de verificação.

2. Application information
Essa página fornecerá o número de protocolo do seu processo e você terá que definir uma pergunta de segurança e uma resposta que serão usadas caso seja necessário recuperar o documento. Faça um print da tela ou anote esse número, pois ele será usado caso você precise recuperar o formulário.

 

3. Personal information
São duas páginas que deverão ser preenchidas com seus dados pessoais. Lembre-se de preenchê-las exatamente como estão no passaporte:

surnames — coloque os sobrenomes, começando pelo último;
given names — forneça o primeiro nome e o nome do meio, se for o caso;
full name in native alphabet — escreva o nome completo como está no passaporte;
have you ever used other names — responda yes, caso já tenha usado outro nome, como o de solteiro;
sex — escolha o gênero;
marital status — seu estado civil;
date and place of birth — coloque a sua data de nascimento, cidade, estado e país;
country/ region of origin — informe a nacionalidade;
do you hold or have you held a nationality other than the one you have indicated above? — sinalize que sim se você tiver dupla cidadania e indique de que país;
are you a permanent resident of a country/region other than your country/region of origin (nationality) indicated above? — caso você resida em um país diferente do seu de origem, deve indicar aqui.
National Identification Number — coloque seu CPF.

 

 

 

4. Travel information
Nessa página você colocará as informações sobre o propósito da viagem, inclusive o tipo de visto. Se você já tem a data prevista e as informações sobre hospedagem, clique em yes e preencha os campos:

intended date of arrival — qual a data de chegada;
intended length of stay in U.S — tempo que pretende ficar nos EUA;
street address — endereço de onde você ficará;
city — cidade;
state — estado;
person/entity paying for your trip — caso seja outra pessoa esteja pagando pela sua viagem ela deverá ser indicada aqui.
Lembrando que, dependendo do tipo de visto escolhido, alguns aspectos do questionário DS 160 podem ser diferentes.

5. Travel companions information
Se você for viajar com outras pessoas deverá indicar nesta página o nome completo e a relação que existe entre vocês. Por exemplo: filha, marido, amigo, etc.

 

 

6. Previous U.S. travel information
Para facilitar o preenchimento do DS 160, tenha em mãos uma lista com as datas de viagem e vistos antigos. Além dessas informações, será preciso responder algumas perguntas específicas:

have you ever been in the U.S. — responda se você já visitou os EUA;
have you ever been issued a U.S. Visa — se você já teve um visto coloque as informações sobre ele;
have you ever been refused a U.S. Visa — indique se já teve visto negado ou foi impedido de entrar no país.

 

 

7. Address and phone information
Preencha o endereço residencial e o de correspondência, se eles forem o mesmo responda yes para o campo mailing address. Coloque seu número de telefone e endereço de e-mail logo abaixo. Você também deverá fornecer informação sobre suas redes sociais, podendo escolher quais quer informar.

 

 

8. Passport information
Tenha em mãos o passaporte válido e complete as informações sobre número, local de emissão, validade. Caso você já tenha perdido o passaporte ou ele tenha sido roubado, será preciso informar também.

 

9. U.S. Point of Contact Information
Caso você já tenha algum contato nos EUA, forneça as informações sobre a pessoa ou dados de onde você se hospedará.

 

 

10. Family Information: relatives
Nas próximas páginas serão solicitados os dados sobre os seus pais, parceiro e filhos.

11. Present/previous work and education
Procure deixar esses dados já separados para facilitar. Preencha com as informações sobre o seu emprego atual e/ou instituição de ensino. Também serão solicitados os dados de trabalhos anteriores e escolas em que você estudou.

12.Security and background
As últimas páginas do DS 160 correspondem a uma série de perguntas relacionadas ao uso de drogas, histórico de doenças, questões legais como crimes ou envolvimento político. Claro que o ideal é que todas as respostas sejam negativas.

Por último, veja se está tudo certo com as respostas no relatório final. Agora é só imprimir a página de confirmação. Vale ressaltar que a maioria das negativas de vistos está relacionada ao preenchimento incorreto do DS 160 ou com informações divergentes. Portanto, responda com tranquilidade e honestidade.

Sabia que você pode evitar toda essa dor de cabeça contratando uma empresa especializada e com experiência no mercado? Entre em contato com a Faustino, nós podemos ajudar!

×