BLOG

Renovar visto americano em Porto Alegre

Renovar visto americano em Porto Alegre é fundamental para quem está planejando viajar para os Estados Unidos e reside na região Sul do Brasil. Sem esse documento, não há como entrar legalmente no país.

Compartilhe

Renovar visto americano em Porto Alegre é fundamental para quem está planejando viajar para os Estados Unidos e reside na região Sul do Brasil. Sem esse documento, não há como entrar legalmente no país.

Por conta da COVID-19, muitos processos acabaram sendo prejudicados. Inclusive, as próprias fronteiras foram fechadas como uma forma de conter o vírus.

Mas agora, com elas reabertas e as entrevistas para vistos retomadas, já é possível se agilizar para garantir esse documento para sua viagem. E nós vamos mostrar como a abaixo.

Quais são as exigências para renovar visto americano em Porto Alegre?

Se você deseja renovar o visto americano em Porto Alegre, a primeira coisa a ser feita é verificar se todas as exigências mínimas para o processo estão sendo cumpridas. São elas:

Residir permanentemente no Brasil ou ser considerado um (a) cidadão (ã) brasileiro (a);
Já ter um visto americano ainda dentro da validade ou que tenha expirado há menos de 48 meses;
O visto anterior não pode ter sido extraviado, cancelado, revogado ou roubado (ele precisará ser apresentado para a renovação);
Sua última solicitação para renovação do visto não pode ter sido recusada;
Você não pode ter sido condenado ou até mesmo preso por um crime;
Você não pode ter sido deportado dos Estados Unidos ou ter tido sua entrada negada.
Renovação do visto americano em Porto Alegre
Para fazer a renovação do visto americano você deve seguir os passos abaixo:

1- Preencha o formulário DS-160 no site oficial
Depois que você verificou se atende todas as exigências do Governo Americano para a solicitação da renovação, é necessário preencher o formulário online de solicitação de código DS-160.

Quando você finalizar esse processo de preenchimento, irá aparecer uma janela de confirmação de solicitação. Você deve imprimir essa página, incluindo o código de barras. Essa página será importante nas próximas etapas.

Além disso, anote o seu número ID, bem como as perguntas de segurança que você selecionou. Ambas as informações serão necessárias nas próximas etapas também.

* Dica bônus
Antes de fazer a confirmação do formulário, SEMPRE, revise as informações.
Tenha em mente que você é o responsável pelo fornecimento de todos os dados do formulário.

2- Pague a taxa e faça o agendamento
Uma vez que o formulário tenha sido preenchido você vai fazer o pagamento da taxa de emissão e depois agendar o horário para fazer a entrega dos documentos necessários.

O agendamento da entrega é feito diretamente pelo site do CASV. Lembrando que é necessário apresentar os seguintes documentos:

Seu passaporte (atual ou antigo) com o visto válido ou que esteja dentro do prazo de 48 meses de vencimento;
Página de Confirmação do Formulário DS160;
Comprovante de confirmação do agendamento junto ao CASV;
Uma foto colorida em fundo branco no formato 5X5 cm com menos de 6 meses.
Importante ressaltar que, no caso de renovação de visto para tripulação em trânsito, sempre são realizadas entrevistas no consulado. Já no caso da renovação de visto para Estudantes e de Programas de Intercâmbio é necessário incluir uma cópia atualizada do formulário I-20 ou DS-2019.

Você deve entregar toda essa documentação diretamente no CASV. Caso você não consiga entregar pessoalmente, é possível solicitar que um representante entregue os documentos em seu nome.

Uma coisa importante, na hora de fazer o agendamento para a entrevista de renovação do visto, no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), você terá que responder uma série de perguntas.

Dessa maneira será possível já saber nesse momento se você é elegível ou não para a renovação do documento. No entanto, um Oficial Consular pode convocar você para uma entrevista presencial.

Valor da taxa
O valor da taxa varia conforme o solicitante. No caso de quem está viajando a turismo, por exemplo, o valor a ser pago é de 160 USD.

Você deve pagar a taxa de forma obrigatória, independentemente se a solicitação da renovação do visto for aceita ou não. Esse valor pode ser pago via boleto ou com cartão de crédito.

E atenção! É importante lembrar que essa taxa não é reembolsável. Mesmo que sua solicitação não seja aprovada, não é possível pedir a devolução do dinheiro.

Uma vez emitida, a taxa tem validade de 365 dias para pagamento e não pode ser transferida para outra pessoa.

3- Retirada ou entrega do visto
Se todas as etapas foram realizadas corretamente, e o seu visto for aprovado, agora é só retirar o seu documento.

Lembrando que você pode escolher retirar o seu novo visto diretamente no CED ou recebê-lo em casa, via correspondência, mediante taxa de R$60,00.

Dicas para quem vai renovar visto americano
Na hora de renovar o visto americano, independentemente se é para estudos ou trabalho, é importante tomar alguns cuidados básicos.

1- Não deixe para a última hora
A renovação leva tempo, por isso não deixe para iniciar o processo na última hora. Se você deixar para dar iniciar a solicitação muito perto da data da viagem, corre o risco de não conseguir o visto a tempo.

2- Busque suporte profissional
Para evitar dores de cabeça e erros na solicitação, o ideal é procurar o suporte profissional de uma assessoria consular. Você terá auxílio em todas as etapas, e mais tranquilidade para renovar esse documento tão importante. Você pode contar com a Faustino Vistos para isso. Clique aqui e nos chame.

3- Cuidado com a documentação
Caso o visto que está sendo renovado estiver rasurado, não será possível renovar. Será necessário passar por todo processo novamente. Por isso tenha muito cuidado com os seus documentos, desde o passaporte até as cartas de solicitação no caso do visto americano.

Mantenha todos armazenados separadamente em um local livre da incidência do sol e da umidade!

Se você quer ajuda para solicitar a renovação do seu visto americano, entre em contato com a nossa equipe. A Faustino Vistos é uma assessoria consular que pode te dar todo o suporte necessário para uma viagem sem dores de cabeça.

×